domingo, 13 de outubro de 2013



Bom, depois de quase um mês sem postar sobre os processos do intercâmbio, vim atualizar o blog com boas novidades. Se não me engano, a última vez que postei, eu havia acabado de receber a proposta de entrevista. Uma semana após saber que a empresa estava interessada no meu currículo, recebi a proposta formal via e-mail. E, claro, eu confirmei a entrevista na mesma hora. Para o meu desespero, a entrevista tinha sido marcada para o dia seguinte. Como eu não poderia, eles remarcaram para a semana seguinte, dia 23/09 às 13:00, horário do Brasil.

Durante o final de semana, resolvi deixar os eventos de lado e investir nos estudos sobre a empresa, sobre a cidade e o principal, sobre como é uma entrevista americana. Entrei no Youtube e pesquisei sobre as entrevistas americanas, quais perguntas são feitas e quais respostas são esperadas. Descobri que não é muito diferente de uma entrevista brasileira e isso me deixou um pouco mais calma. Resolvi entender o que a empresa estava procurando, ver se eu me encaixava no perfil e, então, adequar minhas respostas às necessidades deles. E resolvi também gravar a minha entrevista, para caso alguém um dia precise saber como é. (Eu, por exemplo, estava desesperada por uma gravação assim! rs)

No dia da entrevista, eu já estava super nervosa. Liguei meu Skype às 10:30 para caso a empresa precisasse falar comigo para antecipar ou adiar a entrevista. A entrevista começou na verdade às 14:20, pois a recrutadora estava ocupada na empresa e me pediu para aguardar. Logo de início, Julie me fez a pergunta mais comum e mais temida das entrevistas: "Tell me about yourself". Parece tão simples e tão complexo ao mesmo tempo. Nada mais fácil do que falar de nós mesmos e nada mais difícil. Depois de conseguir responder à esta pergunta, o nervosismo foi desaparecendo aos poucos. E me senti mais segura tanto com o meu inglês quanto comigo mesma. Eu queria muito aquela vaga e tinha que consegui-la.
A entrevista terminou com um 'thank you for your time'. E o nervosismo voltou a tomar conta.

Cerca de duas semanas depois, entrei em contato com a agência para saber se a sede tinha recebido algum retorno, mas sem sucesso. Comecei a pensar que não tinha dado certo, que eles não tinham gostado da entrevista, que o meu inglês era péssimo. Nessas horas, passa tudo pela cabeça. Mas, pra minha felicidade, no dia seguinte, a sede recebeu uma mensagem da empresa: 'We really really liked her'. Só que pra minha angústia, essa mensagem não era nem um 'sim' nem um 'não' ainda. O supervisor estava fora e só daria a resposta na outra semana.

Na segunda feira, 07/10, recebi a ligação da Sam, dizendo que eu tinha sido aprovada na entrevista e que eles tinham gostado muito de mim. A partir daí, foi só alegria. Liguei pra mãe, pai, namorado, irmã, amigos. A sensação é inexplicável! Confesso que até agora, a ficha ainda não caiu.

A data de início na empresa foi marcada pro dia 28/fev. Mas, vou antecipar um pouco a minha ida pra conhecer melhor a Califórnia e me familiarizar com o local.

O próximo passo é entregar a documentação. No meu caso, declaração da faculdade, contrato do programa e uma declaração sobre dinheiro que o governo americano exige. Acredito que logo em seguida já comece o processo para o visto.

Bom, por hoje é isso!
Such good news!
Assim que tiver mais novidades, volto a postar!
Enquanto isso, vou tentar conter a ansiedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário